Ganhe Dinheiro Facil

sábado, 7 de julho de 2012

Produtores querem selo de qualidade para o cacau baiano

                                                        

Na tentativa de reerguer a cultura do cacau no sul da Bahia após a praga da vassoura-de-bruxa, produtores locais se articulam para certificar produtos derivados do fruto colhido na região. A expectativa é que o selo de qualidade, concedido a produtos ou serviços característicos de uma área, possa chegar ao mercado até 2013. A confecção depende da aprovação do registro de IG (Indicação Geográfica), concedido pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão federal.
Trata-se de comprovação de qualidades específicas da área de produção, uma forma de agregar reputação e identidade ao material. Um diferencial baiano, dizem os produtores, é o modo de plantio que garante sabor e aroma típicos. "O cacau do sul da Bahia é plantado embaixo da mata atlântica. E a planta precisa de sombra para se desenvolver melhor. Isso gera uma composição de solo, fertilidade e nutrientes que agrega qualidade", afirmou a secretária-executiva do Instituto Cabruca, Adriana Reis.
O Inpi reconhece 25 IGs nacionais e 5 internacionais. Entre eles estão a carne bovina e derivados do pampa gaúcho, e vinhos e espumantes do vale do Vinhedo (RS). O selo possui código de barras com até 50 informações do produto. Nos chocolates, por exemplo, poderá ser identificado o percentual de cacau utilizado. O Brasil é o sexto maior produtor de cacau no mundo e o terceiro consumidor de chocolate, atrás dos EUA e da Alemanha. Antes da vassoura-de-bruxa, fungo que devastou as plantações no final dos anos 1980, a produção local chegava a 400 mil toneladas por ano. Nos anos seguintes, caiu para 120 mil toneladas, deixando fazendas vazias e trabalhadores desempregados. A reação tem ocorrido de forma lenta, devido ao endividamento dos produtores e da baixa remuneração e lucratividade da lavoura. Desde 2010, há aumento na colheita, hoje em torno de 200 mil toneladas por ano. Como não consegue produzir sua capacidade máxima de 240 mil toneladas, o Brasil é obrigado a importar cacau da África e da Ásia. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário