Ganhe Dinheiro Facil

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Waldir Pires será candidato a vereador em Salvador Tomara Que Essa Moda Pegue Em Serra Preta

Waldir Pires confirma candidatura a vereador em Salvador

Ex-governador e ex-ministro da Defesa, Waldir Pires será candidato a vereador em Salvador. Aos 85 anos, incomodado com o que vê na capital baiana, "nos países e na sociedade humana", Waldir decidiu disputar uma cadeira na Câmara Municipal.
- Não há como olhar para o espelho e admitir para si mesmo não participar das grandes preocupações. As capitais, a nossa capital, são ou deveriam ser um núcleo de organização da vida, de inclusão social... É uma oportunidade de dizer que tenho uma tarefa, que todos nós cidadãos temos uma tarefa política, por isso eu vou à luta. Salvador foi a cidade onde conheci o mar. Isso já é muito... - diz Waldir.
Terra Magazine - Acabo de saber que o senhor decidiu ser candidato a vereador em Salvador, pelo PT, mesmo depois de já ter sido governador, ministro da Defesa e controlador-geral da República? 
Waldir Pires - É verdade. Serei canditado a vereador nas próximas eleições.
Por quê?
Porque a vida política vive uma crise em toda parte, na nossa cidade, nos Estados, nos países, e me sinto impelido a atuar. Centenas de pessoas me perguntam se abandonei a política; quando não se tem um mandato, parece que não se está fazendo política ou se abandonou a cidadania para viver a vida de aposentado.
Não é o seu caso...
Não me desliguei da minha concepção de vida e de cidadania. Minha geração viveu toda a problemática do mundo e do nosso país. Comecei na política aos 16 anos, no final do secundário, lutando para o Brasil entrar na guerra contra o nazismo e o fascismo. Isso lá em Nazaré das Farinhas.
Mas por que, aos 85 anos, ser candidato a vereador, já tendo sido tudo que foi?
Porque não há como olhar para o espelho e admitir para si mesmo não participar das grandes preocupações. As capitais, a nossa capital, são ou deveriam ser um núcleo de organização da vida, de inclusão social... É uma oportunidade de dizer que tenho uma tarefa, que todos nós cidadãos temos uma tarefa política, por isso eu vou à luta. Salvador foi a cidade onde conheci o mar. Isso já é muito...
A propósito, se aprovada definitivamente a nova legislação da prefeitura e da Câmara, haverá sombra nas praias da cidade.
Se por um lado não podemos permitir que a beira-mar seja de interesse exclusivo de quem tem dinheiro, por outro não podemos de forma alguma ter muralhas que impeçam a passagem da luz, do ar, dos ventos, que encaixotem a cidade. Salvador é o oposto de qualquer disciplina imobiliária que convenha a todos, é pura especulação imobiliária, coisas absurdas.
Bota absurdo nisso...
...Charles de Gaulle, ao chegar ao poder em 1944-45, declarou de utilidade pública todas as áreas em torno de Paris, mas não para permitir a especulação, ao contrário, para impedir que Paris se tornassem uma Chicago, uma dessas grandes cidades, um amontoado imobiliário.
Então sua decisão de ser candidato a vereador é definitiva?
Decisão pessoal e definitiva. Não sou um aposentado na expressão que diminui. Estou bem de saúde, estou bem de alma e a política é a única forma de organizar a sociedade humana e preservar a civilização...
Fora isso...
Fora isso, é a barbárie e o exercício permanente do poder, seja pelo dinheiro ou pela opressão.
Então, o senhor, ao contrário de tantos, defende a política?
A política é uma afirmação da dignidade humana, da democracia. Não essa democracia formal e mentirosa. É a luta de sempre. A cidade, as cidades estão em decomposição, se esgarça a solidariedade social, é hora da política com P maiúsculo. Vamos à luta. 

Um comentário:

  1. Dr. Francisco Valdir Pires, uma das maiores reservas morais desse País, tive também a felicidade de conhecer D. Iolanda Pires sua esposa, mulher extraordinária como primeira dama e vereadora, cargo que a exerceu na Capital Baiana com muita dignidade, boa sorte e muitas felicidade, espero poder participar da vossa posse, para honra e glória da nossa Capital do São Salvador!!!!

    ResponderExcluir